17.2.18

REPOLHO PREVINE CÂNCER



ghhjkÉ sempre bom falar sobre a importância dos vegetais para a nossa saúde. Sabendo desses benefícios, somos estimulados a consumir mais frequentemente esses alimentos. Hoje vamos falar sobre o repolho, uma hortaliça saborosa e muito fácil de ser encontrada por todo o país. Por isso, selecionamos cinco propriedades surpreendentes encontradas no vegetal. Anote: 
Prevenção do Câncer - o repolho contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga. O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, devemos comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente. Repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.
Níveis de colesterol - o repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.
Redução dos radicais livres - Os antioxidantes do repolho ajudam a nos livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. Comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois eles são ricos em antioxidantes.
Anti-inflamatório - O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho  regularmente pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as condições inflamatórias crônicas como artrite e doenças cardíacas.
Saúde Digestiva - A fibra do repolho é ótima para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e promovendo as boas bactérias.

10.2.18

VERÃO E ÁGUA DE COCO FORMAM UMA COMBINAÇÃO PERFEITA

Verão e água de coco formam uma combinação perfeita
Sempre enfatizamos aqui que a alimentação de verão deve ser regrada com muita água para evitar desidratação e problemas relacionados a falta de líquidos no organismo. Temos a tendência natural de pensar que somente a água pode resolver essas situações, mas não é bem assim. Diversos alimentos que consumimos trazem em sua composição muitos líquidos.
Os sucos também são altamente recomendados e estão bem presentes na rotina da estação mais quente do ano. Da mesma forma, a conhecida, apreciada e tropical água de coco, que, além de muito saborosa, traz consigo propriedades importantíssimas para complementar a dieta da parte do ano que precisamos ficar ainda mais atentos à alimentação.
Verão e água de coco formam uma combinação perfeita
Pesquisas revelam que a água de coco é diurética e isotônica, possuindo um alto índice de potássio, tornando-a um refresco ideal para repor nutrientes após uma atividade física, por exemplo. Além disso, possui zinco e manganês, propriedades que têm poder antioxidante.
O precioso líquido, encontrado vastamente em nosso território, colabora também para reduzir o estresse e ajuda na saúde do coração, cabelo, unhas e da pele. Pra gente ter uma ideia, estima-se que, no ano de 2012, foram consumidos em todo o mundo cerca de 116,4 milhões de litros do líquido e as previsões são as de que, a cada ano, esse valor aumenta 15%.
A água de coco pode ser consumida diretamente da fruta, ou pode ser misturada a outros vegetais no preparo de sucos e vitaminas, que ajudam a aumentar ainda mais o frescor, sabor e o valor nutricional da bebida. Mas vale ressaltar que nada anula a prática cotidiana de beber água (sem ser a de coco), pois ela têm em sua composição substâncias insubstituíveis. No mais, aproveite sabiamente o seu verão!

3.2.18

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL: 4 ALIMENTOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO


Dia do Atleta Profissional e os quatro alimentos para melhorar o desempenho
Em ano de Olimpíada de Inverno já começamos a experimentar o espírito esportista em nossa rotina. A cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul, será sede dos próximos jogos que contarão com modernas estruturas e inúmeros atletas de todo o mundo.
No dia 10 de fevereiro é comemorado o dia do atleta profissional. Para te influenciar a ter uma vida saudável, comemorar essa importante data e se preparar para a Coreia, separei quatro alimentos que podem auxiliar e melhorar o desempenho das suas atividades cotidianas. Anote:



bananas

Banana: é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio. Uma ótima opção para quem precisa se alimentar rapidamente, pois é muito fácil de ser transportada e consumida. Mas a sua maior contribuição está em agregar à composição muita energia e baixa caloria.
Oats heap on white background. Shallow depth of field, focus on the first oats.

Aveia: um cereal que pode ser consumido juntamente com a banana (e outras frutas) em desjejuns e possui baixo índice glicêmico no sangue, evitando o acúmulo de gordura no corpo. Ela é rica em energia, fibras, vitaminas e minerais. A recomendação é que se utilize no pré-treino ou antes de dormir para que se prolongue a energia.
azeite

Azeite: é um óleo rico em gorduras monoinsaturadas, as que são consideradas boas para o organismo, além de fornecerem energias aos esportistas. Possui vitamina E, que é um antioxidante poderoso para quem faz atividade, evitando que as células sejam danificadas. Os nutricionistas recomendam uma utilização diária do produto, temperando saladas e refeições. Certamente agregará mais saúde à rotina.
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Oleaginosas: Também possuem boas propriedades e raramente se acumulam como gordura localizada. Mas o consumo deve ser moderado. Especialistas sugerem que seja dosada uma palma de mão em forma de concha diariamente. Elas podem ser consumidas no pré-treino, além de você poder misturar diversos tipos de oleaginosas para ingerir de uma só vez. 

27.1.18

AS CORES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

Uma das regras básicas para ter uma alimentação saudável é incluir alimentos coloridos nas refeições. Portanto, quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes estará ingerindo e mais benefícios trará para sua saúde. As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos que, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Veja a importância de cada cor dos alimentos:










Resultado de imagem para pimentão verdeVerdes: os alimentos de cor verde como as ervas, pimentão, vegetais folhosos, brócolis, pepino, abacate, contêm a clorofilina que tem efeito anticancerígeno, vitamina A e ácido fólico que protegem o cabelo e a pele do envelhecimento e ajudam no bom funcionamento do fígado. Contém magnésio que é muito importante para várias reações do metabolismo. Ainda possui cálcio, ferro e ácido fólico.
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Vermelhos: tomate, melancia, pimentão vermelho, maçã, morango. Possuem uma substância chamada licopeno que possui ação antioxidante combatendo o envelhecimento, ação anti inflamatória, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de câncer de próstata e pulmão.
Resultado de imagem para pimentão verdeResultado de imagem para couve flor
Brancos e beges: substâncias glicosinolatos e isotiocianatos. São ricos em cálcio e potássio trabalhando na manutenção e fortalecimento dos ossos e músculos, antialérgicos, regulam os batimentos cardíacos e funcionamento do sistema nervoso. Ex: banana, batata, couve flor, alho, cebola.
Resultado de imagem para mamão
Amarelo alaranjados: contém carotenoide, muito importante para a saúde da pele, principalmente contra os efeitos nocivos do sol, antioxidante, anti-inflamatório. Ex: mamão, manga, cenoura, pêssego.
Resultado de imagem para repolho roxo
Roxos: apresentam antocianidinas, compostos fenólicos, reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, ação antiinflamatória. Ex: repolho roxo, uva roxa, beterraba.
Olha aí a importância de colorir e variar as suas refeições!!

20.1.18

VAGEM

  

ORIGEM :  América do Sul,  região do Paraguai e Sul do Brasil  -  é uma variedade do feijão.
CARACTERÍSTICAS :  Vagem é a bainha que envolve as sementes ou os grãos das leguminosas, como o feijão e a ervilha. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão,  quando então se toma dura e fibrosa.
TIPOS:
· Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados;
· Vagem comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada;
· Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum e de cor verde intensa.
MODO DE COMPRAR :  A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 1 1/2 kg é suficiente para quatro pessoas.
MODO DE CONSERVAR :  Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.
MODO DE CONSUMIR :   Na culinária, se não for preparada em sopas ou cozidos, deve ser cozida no vapor para que possamos aproveitar ao máximo seus nutrientes, principalmente quando utilizada em saladas ou acompanhamentos.  
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Manganês; - Zinco; Vitaminas: - A; - Complexo B; - C (há perda durante o cozimento);  - Fibras.             
VALOR CALÓRICO  :   100 gramas fornecem 36 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Limpa e desintoxica o intestino devido ao alto teor de fibras em sua composição. Ótima fonte de  energia.

13.1.18

TAIOBA

                        
ORIGEM :  Regiões de clima tropical 
CARACTERÍSTICAS :   É da mesma família do inhame. Não é verdade que haja algum tipo que seja venenoso, pois é uma hortaliça totalmente comestível.  
COMPOSIÇÃO : Sais minerais (- Cálcio; - Fósforo; - Ferro); - Proteínas; - Vitaminas A, B1, B2, C. 
VALOR ENERGÉTICO :  100 gramas: -  de talo = 24 calorias; - folhas = 31 calorias. 
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Tem ação digestiva.


TOMATE                                                   
ORIGEM :  Apesar de ter surgido no Peru, o tomate é cultivado em todo o mundo; no Brasil, a batata está em primeiro lugar e o tomate, em segundo, como o mais cultivado, sendo ambos da mesma família.                                                                 
TIPOS : Há algumas variedades diferentes quanto à cor e o formato dos tomates: 
- Comum;      
-  De árvore  ou da serra, com formato de pêra e leve sabor azedo;  
- Caqui, valenciano ou japonês, mede cerca de 10 cm de diâmetro, tem polpa grossa e um pouco ácida; 
- Tomate do mato, comumente encontrado nos campos, sendo considerado uma erva daninha.
COMO COMPRAR : Prefira: - os de cor bem vermelha; - de consistência firme; - com casca lisa; 
Rejeite: - Com manchas escuras; - Verdes, que amadurecem fora do pé, porque têm menos vitaminas que os maduros.
Quanto ao preparo: - Molhos, sopas, cremes e sucos: requerem  tomates bem maduros e vermelhos, a fim de dar boa cor e consistência;  
- Saladas: Precisam de tomates grandes, que não estejam machucados, com uma cor uniforme, que sejam  lisos e brilhantes.
COMO CONSERVAR :  Lave e enxugue bem os tomates, e guarde na gaveta inferior da geladeira, evitando que fiquem mofados, garantindo-lhes assim bom estado de conservação por, pelo menos, uma semana. Se preferir congelar, não é conveniente que use o tomate inteiro, e sim, somente o seu molho.                                     
COMO CONSUMIR : Em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.
COMPOSIÇÃO : Sais minerais: - Potássio; - Sódio; - Fósforo; - Cálcio; - Cloro; - Magnésio; - Ferro; Potássio; - Vitaminas: - Betacaroteno (Provitamina A); - Complexo B; - C;  E; - Licopeno,  uma substância que lhe dá a cor vermelha.  
VALOR CALÓRICO :  100 gramas fornecem 20 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação: - antitóxica; - laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno; - ajuda o organismo a combater infecções; - combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e as pulmonares.
Observações:  1 – O consumo  regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard; 
2 -  É preciso cuidado com o uso excessivo, porque, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, além de serem causa de alergias.