17.3.18

MÊS DA MULHER: CONHEÇA OS ALIMENTOS INIMIGOS DA TPM

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Dia 8 de março é uma data muito especial: dia internacional da mulher. Além do 8 março (quando o mundo inteiro homenageia a figura feminina), o Brasil decidiu ter um dia específico, uma data nacional para lembrar e reforçar os direitos e o papel da mulher na sociedade: dia 30 de abril. Para que possamos estar no clima das comemorações do mês da mulher, decidi falar sobre um problema que atinge a maioria das mulheres: a TPM. Listei três tipos de alimentos que são inimigos durante esse período. Anote:
1 – Cafeína: a substância pode prejudicar os estoques de vitamina B, podendo agravar a ansiedade e irritabilidade. Ela pode ser responsável por gerar dor de cabeça e compulsão por doces. Especialistas recomendam que o consumo de café, refrigerantes, chá preto e mate sejam eliminados, principalmente durante esse período.
2 – Gorduras: elas são prejudiciais, independente de TPM, mas contribuem para a piora da situação da mulher nesse conturbado período. A gordura é capaz de aumentar a produção de estrogênio no corpo, contribuindo para o agravamento da dor de cabeça, cólica e surgimento de espinhas. Evite manteigas, sorvetes e biscoitos.
3 – Chocolate e açúcar: talvez sejam os maiores amigos das mulheres nesses momentos… mas são “amigos da onça”, pois o chocolate aumenta a ansiedade, o nervosismo e as dores de cabeça. Com relação ao açúcar, ele possui um efeito “rebote” que te deixa "pra baixo". 
Três importantes dicas para que você possa passar de forma mais tranquila por essa fase. Ainda falando de TPM, recomendo o documentário À Flor da Pele que fala de forma divertida sobre o tema. No mais, desejo a todas as mulheres um excelente mês e que nos sintamos sempre abraçadas e amadas!

17.2.18

REPOLHO PREVINE CÂNCER



ghhjkÉ sempre bom falar sobre a importância dos vegetais para a nossa saúde. Sabendo desses benefícios, somos estimulados a consumir mais frequentemente esses alimentos. Hoje vamos falar sobre o repolho, uma hortaliça saborosa e muito fácil de ser encontrada por todo o país. Por isso, selecionamos cinco propriedades surpreendentes encontradas no vegetal. Anote: 
Prevenção do Câncer - o repolho contém sinigrina, um glicosinolato que foi encontrado em estudos para ajudar na prevenção do câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de bexiga. O Repolho Saboia é particularmente elevado em sinigrina. Para obter os benefícios preventivos do câncer, devemos comê-lo cru ou cozinhá-lo apenas levemente. Repolho também é rico em antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra todas as formas de câncer.
Níveis de colesterol - o repolho é uma ótima fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.
Redução dos radicais livres - Os antioxidantes do repolho ajudam a nos livrar de radicais livres no corpo. Os radicais livres podem causar sérios problemas de saúde como câncer e doenças cardíacas. Comer repolho irá reduzir o risco dessas condições pois eles são ricos em antioxidantes.
Anti-inflamatório - O repolho contém antocianinas, que têm propriedades anti-inflamatórias. Comer repolho  regularmente pode reduzir a inflamação no corpo, o que ajuda a reduzir as condições inflamatórias crônicas como artrite e doenças cardíacas.
Saúde Digestiva - A fibra do repolho é ótima para a digestão e também há muitos outros nutrientes disponíveis que suportam a saúde do estômago e do revestimento intestinal. Repolho também auxilia na manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino, reduzindo as bactérias ruins e promovendo as boas bactérias.

10.2.18

VERÃO E ÁGUA DE COCO FORMAM UMA COMBINAÇÃO PERFEITA

Verão e água de coco formam uma combinação perfeita
Sempre enfatizamos aqui que a alimentação de verão deve ser regrada com muita água para evitar desidratação e problemas relacionados a falta de líquidos no organismo. Temos a tendência natural de pensar que somente a água pode resolver essas situações, mas não é bem assim. Diversos alimentos que consumimos trazem em sua composição muitos líquidos.
Os sucos também são altamente recomendados e estão bem presentes na rotina da estação mais quente do ano. Da mesma forma, a conhecida, apreciada e tropical água de coco, que, além de muito saborosa, traz consigo propriedades importantíssimas para complementar a dieta da parte do ano que precisamos ficar ainda mais atentos à alimentação.
Verão e água de coco formam uma combinação perfeita
Pesquisas revelam que a água de coco é diurética e isotônica, possuindo um alto índice de potássio, tornando-a um refresco ideal para repor nutrientes após uma atividade física, por exemplo. Além disso, possui zinco e manganês, propriedades que têm poder antioxidante.
O precioso líquido, encontrado vastamente em nosso território, colabora também para reduzir o estresse e ajuda na saúde do coração, cabelo, unhas e da pele. Pra gente ter uma ideia, estima-se que, no ano de 2012, foram consumidos em todo o mundo cerca de 116,4 milhões de litros do líquido e as previsões são as de que, a cada ano, esse valor aumenta 15%.
A água de coco pode ser consumida diretamente da fruta, ou pode ser misturada a outros vegetais no preparo de sucos e vitaminas, que ajudam a aumentar ainda mais o frescor, sabor e o valor nutricional da bebida. Mas vale ressaltar que nada anula a prática cotidiana de beber água (sem ser a de coco), pois ela têm em sua composição substâncias insubstituíveis. No mais, aproveite sabiamente o seu verão!

3.2.18

DIA DO ATLETA PROFISSIONAL: 4 ALIMENTOS PARA MELHORAR O DESEMPENHO


Dia do Atleta Profissional e os quatro alimentos para melhorar o desempenho
Em ano de Olimpíada de Inverno já começamos a experimentar o espírito esportista em nossa rotina. A cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul, será sede dos próximos jogos que contarão com modernas estruturas e inúmeros atletas de todo o mundo.
No dia 10 de fevereiro é comemorado o dia do atleta profissional. Para te influenciar a ter uma vida saudável, comemorar essa importante data e se preparar para a Coreia, separei quatro alimentos que podem auxiliar e melhorar o desempenho das suas atividades cotidianas. Anote:



bananas

Banana: é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio. Uma ótima opção para quem precisa se alimentar rapidamente, pois é muito fácil de ser transportada e consumida. Mas a sua maior contribuição está em agregar à composição muita energia e baixa caloria.
Oats heap on white background. Shallow depth of field, focus on the first oats.

Aveia: um cereal que pode ser consumido juntamente com a banana (e outras frutas) em desjejuns e possui baixo índice glicêmico no sangue, evitando o acúmulo de gordura no corpo. Ela é rica em energia, fibras, vitaminas e minerais. A recomendação é que se utilize no pré-treino ou antes de dormir para que se prolongue a energia.
azeite

Azeite: é um óleo rico em gorduras monoinsaturadas, as que são consideradas boas para o organismo, além de fornecerem energias aos esportistas. Possui vitamina E, que é um antioxidante poderoso para quem faz atividade, evitando que as células sejam danificadas. Os nutricionistas recomendam uma utilização diária do produto, temperando saladas e refeições. Certamente agregará mais saúde à rotina.
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Oleaginosas: Também possuem boas propriedades e raramente se acumulam como gordura localizada. Mas o consumo deve ser moderado. Especialistas sugerem que seja dosada uma palma de mão em forma de concha diariamente. Elas podem ser consumidas no pré-treino, além de você poder misturar diversos tipos de oleaginosas para ingerir de uma só vez. 

27.1.18

AS CORES DOS ALIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS

Uma das regras básicas para ter uma alimentação saudável é incluir alimentos coloridos nas refeições. Portanto, quanto mais colorido for seu prato, mais nutrientes estará ingerindo e mais benefícios trará para sua saúde. As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos que, além de colorir, desempenham papeis importantes na prevenção e proteção do organismo contra doenças. Veja a importância de cada cor dos alimentos:


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Verdes: os alimentos de cor verde como as ervas, pimentão, vegetais folhosos, brócolis, pepino, abacate, contêm a clorofilina que tem efeito anticancerígeno, vitamina A e ácido fólico que protegem o cabelo e a pele do envelhecimento e ajudam no bom funcionamento do fígado. Contém magnésio que é muito importante para várias reações do metabolismo. Ainda possui cálcio, ferro e ácido fólico.

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Vermelhos: tomate, melancia, pimentão vermelho, maçã, morango. Possuem uma substância chamada licopeno que possui ação antioxidante combatendo o envelhecimento, ação anti inflamatória, melhora o sistema imunológico, reduz o risco de câncer de próstata e pulmão.


Resultado de imagem para pimentão verdeResultado de imagem para couve flor
Brancos e beges: substâncias glicosinolatos e isotiocianatos. São ricos em cálcio e potássio trabalhando na manutenção e fortalecimento dos ossos e músculos, antialérgicos, regulam os batimentos cardíacos e funcionamento do sistema nervoso. Ex: banana, batata, couve flor, alho, cebola.
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Amarelo alaranjados: contém carotenoide, muito importante para a saúde da pele, principalmente contra os efeitos nocivos do sol, antioxidante, anti-inflamatório. Ex: mamão, manga, cenoura, pêssego.
Resultado de imagem para repolho roxo
Roxos: apresentam antocianidinas, compostos fenólicos, reduz o risco de câncer, doenças cardiovasculares, ação antiinflamatória. Ex: repolho roxo, uva roxa, beterraba.
Olha aí a importância de colorir e variar as suas refeições!!

20.1.18

VAGEM

  

ORIGEM :  América do Sul,  região do Paraguai e Sul do Brasil  -  é uma variedade do feijão.
CARACTERÍSTICAS :  Vagem é a bainha que envolve as sementes ou os grãos das leguminosas, como o feijão e a ervilha. Para ser usada como legume, a vagem deve ser colhida antes do amadurecimento do grão,  quando então se toma dura e fibrosa.
TIPOS:
· Vagem-manteiga: comprida e larga, tem em média 2 cm de largura por 15 de comprimento. Não é muito grossa, tem uma cor verde-esbranquiçada e um fio fibroso ao longo dos lados;
· Vagem comum: tem forma roliça e cor verde mais escura que a vagem-manteiga. Quando colhida no tempo certo, não tem fibra dos lados e, portanto, pode ser melhor aproveitada;
· Vagem-de-metro: é mais roliça que a vagem comum e de cor verde intensa.
MODO DE COMPRAR :  A vagem pode ser comprada solta, em pacotes ou amarrada em maços e embalada em saco plástico. Encontra-se em supermercados, feiras livres e quitandas. Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas. Para saber quanto comprar, calcule que 1 1/2 kg é suficiente para quatro pessoas.
MODO DE CONSERVAR :  Lave as vagens sob água corrente, escorra e coloque em saco plástico. Guarde na gaveta de verdura da geladeira ou o mais longe possível do congelador. Dessa maneira, elas se conservam até por uma semana. A vagem já cozida deve ser guardada na geladeira em recipiente tampado. A vagem, depois de um preparo especial, também pode ser congelada.
MODO DE CONSUMIR :   Na culinária, se não for preparada em sopas ou cozidos, deve ser cozida no vapor para que possamos aproveitar ao máximo seus nutrientes, principalmente quando utilizada em saladas ou acompanhamentos.  
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Manganês; - Zinco; Vitaminas: - A; - Complexo B; - C (há perda durante o cozimento);  - Fibras.             
VALOR CALÓRICO  :   100 gramas fornecem 36 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Limpa e desintoxica o intestino devido ao alto teor de fibras em sua composição. Ótima fonte de  energia.

13.1.18

TAIOBA

                        
ORIGEM :  Regiões de clima tropical 
CARACTERÍSTICAS :   É da mesma família do inhame. Não é verdade que haja algum tipo que seja venenoso, pois é uma hortaliça totalmente comestível.  
COMPOSIÇÃO : Sais minerais (- Cálcio; - Fósforo; - Ferro); - Proteínas; - Vitaminas A, B1, B2, C. 
VALOR ENERGÉTICO :  100 gramas: -  de talo = 24 calorias; - folhas = 31 calorias. 
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Tem ação digestiva.


TOMATE                                                   
ORIGEM :  Apesar de ter surgido no Peru, o tomate é cultivado em todo o mundo; no Brasil, a batata está em primeiro lugar e o tomate, em segundo, como o mais cultivado, sendo ambos da mesma família.                                                                 
TIPOS : Há algumas variedades diferentes quanto à cor e o formato dos tomates: 
- Comum;      
-  De árvore  ou da serra, com formato de pêra e leve sabor azedo;  
- Caqui, valenciano ou japonês, mede cerca de 10 cm de diâmetro, tem polpa grossa e um pouco ácida; 
- Tomate do mato, comumente encontrado nos campos, sendo considerado uma erva daninha.
COMO COMPRAR : Prefira: - os de cor bem vermelha; - de consistência firme; - com casca lisa; 
Rejeite: - Com manchas escuras; - Verdes, que amadurecem fora do pé, porque têm menos vitaminas que os maduros.
Quanto ao preparo: - Molhos, sopas, cremes e sucos: requerem  tomates bem maduros e vermelhos, a fim de dar boa cor e consistência;  
- Saladas: Precisam de tomates grandes, que não estejam machucados, com uma cor uniforme, que sejam  lisos e brilhantes.
COMO CONSERVAR :  Lave e enxugue bem os tomates, e guarde na gaveta inferior da geladeira, evitando que fiquem mofados, garantindo-lhes assim bom estado de conservação por, pelo menos, uma semana. Se preferir congelar, não é conveniente que use o tomate inteiro, e sim, somente o seu molho.                                     
COMO CONSUMIR : Em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.
COMPOSIÇÃO : Sais minerais: - Potássio; - Sódio; - Fósforo; - Cálcio; - Cloro; - Magnésio; - Ferro; Potássio; - Vitaminas: - Betacaroteno (Provitamina A); - Complexo B; - C;  E; - Licopeno,  uma substância que lhe dá a cor vermelha.  
VALOR CALÓRICO :  100 gramas fornecem 20 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação: - antitóxica; - laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno; - ajuda o organismo a combater infecções; - combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e as pulmonares.
Observações:  1 – O consumo  regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard; 
2 -  É preciso cuidado com o uso excessivo, porque, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, além de serem causa de alergias.