13.1.18

TAIOBA

                        
ORIGEM :  Regiões de clima tropical 
CARACTERÍSTICAS :   É da mesma família do inhame. Não é verdade que haja algum tipo que seja venenoso, pois é uma hortaliça totalmente comestível.  
COMPOSIÇÃO : Sais minerais (- Cálcio; - Fósforo; - Ferro); - Proteínas; - Vitaminas A, B1, B2, C. 
VALOR ENERGÉTICO :  100 gramas: -  de talo = 24 calorias; - folhas = 31 calorias. 
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Tem ação digestiva.


TOMATE                                                   
ORIGEM :  Apesar de ter surgido no Peru, o tomate é cultivado em todo o mundo; no Brasil, a batata está em primeiro lugar e o tomate, em segundo, como o mais cultivado, sendo ambos da mesma família.                                                                 
TIPOS : Há algumas variedades diferentes quanto à cor e o formato dos tomates: 
- Comum;      
-  De árvore  ou da serra, com formato de pêra e leve sabor azedo;  
- Caqui, valenciano ou japonês, mede cerca de 10 cm de diâmetro, tem polpa grossa e um pouco ácida; 
- Tomate do mato, comumente encontrado nos campos, sendo considerado uma erva daninha.
COMO COMPRAR : Prefira: - os de cor bem vermelha; - de consistência firme; - com casca lisa; 
Rejeite: - Com manchas escuras; - Verdes, que amadurecem fora do pé, porque têm menos vitaminas que os maduros.
Quanto ao preparo: - Molhos, sopas, cremes e sucos: requerem  tomates bem maduros e vermelhos, a fim de dar boa cor e consistência;  
- Saladas: Precisam de tomates grandes, que não estejam machucados, com uma cor uniforme, que sejam  lisos e brilhantes.
COMO CONSERVAR :  Lave e enxugue bem os tomates, e guarde na gaveta inferior da geladeira, evitando que fiquem mofados, garantindo-lhes assim bom estado de conservação por, pelo menos, uma semana. Se preferir congelar, não é conveniente que use o tomate inteiro, e sim, somente o seu molho.                                     
COMO CONSUMIR : Em saladas, como tempero ou até mesmo como aperitivo, em forma de suco, usado para fazer molhos.
COMPOSIÇÃO : Sais minerais: - Potássio; - Sódio; - Fósforo; - Cálcio; - Cloro; - Magnésio; - Ferro; Potássio; - Vitaminas: - Betacaroteno (Provitamina A); - Complexo B; - C;  E; - Licopeno,  uma substância que lhe dá a cor vermelha.  
VALOR CALÓRICO :  100 gramas fornecem 20 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Tem ação: - antitóxica; - laxante; antioxidante e anticancerígena, devido à presença do licopeno; - ajuda o organismo a combater infecções; - combate o desgaste mental, as perturbações digestivas e as pulmonares.
Observações:  1 – O consumo  regular de tomate, diminui o risco de câncer da próstata, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard; 
2 -  É preciso cuidado com o uso excessivo, porque, tanto crus quanto cozidos, podem causar azia e má digestão, além de serem causa de alergias.

5.1.18

SALSA

  

ORIGEM :  Europa, mas já era cultivada desde os tempos dos romanos, em hortas residenciais.
OUTROS NOMES : Também conhecida como salsinha, salsa-de-cheiro ou salsa-das-hortas.
CARACTERÍSTICAS : É  usada tanto como uma verdura, quanto condimento e até como planta medicinal.  
MODO DE CONSUMIR :  As folhas, as raízes e as sementes da salsa, compõem diversos pratos, além de enfeitá-los.    Muito usada em:  sopas, molhos, feijões, legumes, saladas, farofas, patês e pastas.
COMPOSIÇÃO :  É muito rica em: - Provitamina A (Betacaroteno), Vitamina C e Vitaminas do Complexo B; Sais Minerais:. Cálcio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Magnésio e Ferro.
VALOR CALÓRICO à  100 gramas, fornecem 43 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  A salsa é excelente para os rins, pois evita a formação de pedras; é um diurético natural, acalma os nervos, ajuda a fazer a digestão, melhora a pele, purifica o  hálito


SALSÃO (AIPO) 

 

ORIGEM :   Região Mediterrânea.
OUTRO NOME : Também é conhecido como aipo.
MODO DE COMPRAR :  Pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Deve-se observar  as seguintes características: - folhas: bem abertas e de cor verde escuro e brilhante; - deve estar  bem pesado – se estiver leve demais, está murcho por dentro.
MODO DE CONSERVAR : Lave bem e coloque num saco plástico, levando-o à gaveta própria da geladeira, mas, por ser bastante frágil, guarde-o só por, no máximo, 4 dias.
MODO E CONSUMIR :  As folhas dão sabor especial a sopas e molhos; - os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes.  Pode ser servido também como entrada, com a característica de estimular o apetite.
COMPOSIÇÃO :  Pequenas quantidades de vitamina C, E e Betacaroteno; - sais minerais (Cálcio, Potássio, Ferro, Fósforo, Sódio e Magnésio); - Celulose (fibras).                           
Observação : Deve ser evitado por pessoas que tenham restrição ao sal, pois tem bastante sódio.  
VALOR CALÓRICO :  100 gramas de aipo fornecem 21,6 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :  Auxilia: - no controle do colesterol e da pressão arterial;  - é diurético; - é calmante; - anticancerígeno; - recomendado para atletas devido ao seu conteúdo de potássio.

29.12.17

COMO PERDER ATÉ 1200 CALORIAS COM UMA AULA DE CROSS FIGHT


CAPA-Emagreça até 1200 calorias com uma aula de cross  fight 
O verão está aí! E junto com ele vem a preocupação com a aparência do corpo. Prova disso é o aumento do número de pessoas nas academias por todo o Brasil.
A busca pelo corpo perfeito é o que move essas pessoas, mas ficar horas correndo na esteira e pegando peso, faz com que a maioria das pessoas que começam a se exercitar, desanime e desista de ir à academia.
Hoje vamos falar sobre uma alternativa legal para fugir dos exercícios tradicionais e obter resultados cada vez melhores em emagrecimento e definição. A nossa dica de hoje é o cross fight!
Com o treino do cross fight você alivia o estresse e aprende técnicas de defesa pessoal enquanto queima gordura. Além disso, você tem duas opções, treina em casa e faz como as milhões de pessoas que já estão perdendo peso com o cross fight em casa, ou procura uma academia especializada e se exercita com mais pessoas e com mais instruções.

O que é o cross fight?

 

O cross fight é a última moda nas academias de todo o mundo.  As aulas de cross fight te fazem queimar até 1200 calorias em apenas uma aula.
Isso porque essa modalidade de treino  tem base nas modalidades de luta mais conhecidas do mundo, onde se mistura as técnicas do MMA, do Muay Thai e do Wrestling, para aliviar o estresse (bater em sacos de pancada e descarregar toda a sua raiva. Olha que maravilha!) e ainda aprender técnicas de defesa pessoal.
O cross fight é um programa de treinamento fitness.
MIOLO-Emagreça até 1200 calorias com uma aula de cross  fight

Quem pode queimar gordura com o cross fight?

 

Há muitas pessoas de biotipos diferentes, que estão começando a procurar pelo cross fight  nas academias, isso porque na prática desse treino há muitas variações que permitem atender a pessoas de qualquer idade.
Mas atenção: é necessário ter força e agilidade para praticar as séries de cross fight, então recomenda-se já ter experiência em atividades físicas, ou seja, não ser sedentário ao se matricular nas aulas de cross fight.

Porque o cross fight queima gordura?

 

As suas séries usam princípios de treinamentos que trabalham com o treinamento físico de forma intervalada, objetivando a queima de calorias e a tonificação de todo o corpo. Ele é ainda mais eficiente do que outros exercícios, por possibilitar trabalhar com todos os músculos do corpo ao mesmo tempo, esculpindo o corpo e tornando a queima de gordura algo prazeroso.

15.12.17

RABANETE

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ORIGEM : Originário de regiões da China e da Europa, cultivado desde a civilização egípcia. Na Grécia, o rabanete era oferecido em um vaso de ouro ao Deus Apolo, em rituais de adoração.
TIPOS:  redondos, alongados e cilíndricos; de diversas cores: vermelhos, rosados, arroxeados, cinzentos ou brancos; e com tamanhos que variam entre 2 e 5 cm de diâmetro.
MODO DE COMPRAR : O rabanete fresco e bom para o consumo deve ser liso, firme, sem manchas ou machucados. As folhas também devem estar viçosas e bem verdes. Para saber quanto comprar, calcule 4 ou 5 rabanetes por pessoa.
MODO DE CONSERVAR : Retire as folhas, cortando bem rente à raiz. Lave os rabanetes, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.
MODO DE CONSUMIR :  deve ser consumido cru em saladas, para um melhor aproveitamento de seus nutrientes. Já as folhas e sementes, que também contém Vitaminas e minerais, podem ser preparadas em saladas, sopas e refogados.
COMPOSIÇÃO : O Rabanete é um alimento muito rico em Vitamina C. Mas, além disso, também apresenta Enxofre, Potássio, Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio, Cloro e Magnésio.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de rabanete cru fornecem 15,9 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Possui muitas propriedades terapêuticas, dentre elas, estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias, ajuda o funcionamento dos rins e do fígado, além  de evitar a formação de cálculos na vesícula e rins.

RAIZ FORTE  Wasabi  
ORIGEM : Leste europeu – é muito usada como tempero na cozinha japonesa, pertencendo à mesma família do nabo, do rabanete e do agrião.
CARACTERÍSTICAS : As três espécies de Raiz Forte mais conhecidas são: - Armoracea lapathifolia; Narturtium armoracea e Raphanus magna, com raízes idênticas às do nabo comprido, as folhas são fibrosas, com sabor picante, tanto quanto o da mostarda.     
OUTROS NOMES : Em outras línguas: - Inglês: Horseradish; 
                                                                - Espanhol: Raiz picante; 
                                                                - Francês:  Raifort;  
                                                                - Italiano: -  Rafano; 
                                                               - Japonês: Wasabi; 
                                                               - Alemão: Meeretich.
MODO DE COMPRAR :   Erva fresca ou em pó.
MODO DE CONSUMIR :  É usada para temperar embutidos em geral, verduras, molhos, sopas, marinados e iguarias orientais. Deve ser consumida logo depois de moída, caso contrário, perde o aroma.
Observação :  É contraindicada para pessoas com distúrbios do estômago ou do intestino. Além disso, pessoas sensíveis podem apresentar náuseas, queimação, vômitos, irritação nasal.
COMPOSIÇÃO : Rica em vitaminas A e C; - Sais minerais.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Eficiente ação anti-séptica, antiescorbútica, digestiva, diurética, estimulante e laxativa, bem como é eficaz na gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, dores musculares, bronquite e rouquidão.

REPOLHO

ORIGEM :  É um dos alimentos mais antigos utilizados pelo homem. Faz parte da mesma família da couve, mas se diferencia desta pelo formato redondo e compacto.
TIPOS :  Pode ser encontrado nas seguintes variedades e tipos: - Branco, mais comum; - Verde ou repolho-crespo; - Roxo. Podem ser redondos, achatados ou pontudos, e variam também na consistência, que vai da mais macia até a mais dura.   
MODO DE COMPRAR : É facilmente encontrado em feiras-livres, quitandas e supermercados, vendido por peça ou por peso, sendo preferível escolher os mais pesados e firmes. Quanto às folhas, escolha as viçosas, rijas, sem rasgos ou sem marcas de insetos. Quanto ao talo, deve ser compacto e claro, porque, se estiver mole e com cor mais escura, é uma peça mais velha.
Quantidade :  Uma peça pequena, em torno de 300 gramas, dá para duas pessoas, em média, lembrando que cerca de 100 gramas do repolho não são podem ser aproveitados.    
MODO DE  CONSERVAR :  O repolho pode ser guardado na gaveta da geladeira por 8 a 10 dias, pois tem uma boa resistência. Mas é preciso ter o cuidado de, antes, retirar as folhas de fora se observar que estão murchas ou rasgadas. Uma boa tática é cortar o repolho em fatias, ao invés de cortar no meio, caso não vá usá-lo de uma vez só. Em seguida, coloque num saco plástico e guarde na gaveta inferior da geladeira, pois resiste bem, pelo menos, por mais três dias, em média, mas pode ser congelado, caso conclua ser vantajoso, pois, como é facilmente adquirido, talvez não compense usar o método do congelamento.
MODO DE CONSUMIR : O repolho pode ser usado em saladas, sopas, ensopados e refogados, além de outras opções, tais como na culinária oriental – caso do “charuto árabe”, quando é recheado com cebola e outros temperos. Pode ser consumido cru ou cozido, mas o ideal é que seja cru, porque é menos indigesto e provoca menos gases e, além disso, há maior aproveitamento da Vitamina C nele contida.
COMPOSIÇÃO : É rico em: -  fibras; - sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre); - vitaminas A, do complexo B e C.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas de repolho cru fornecem cerca de 25 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS :   Contém antioxidantes e substâncias que melhoram a resistência contra doenças. Diminui o risco de doenças do coração, derrames e ajuda a prevenir o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio, além de ajudar na cicatrização de úlceras pépticas. Mas pode causar distensão abdominal e flatulência e desprende um odor forte e desagradável de enxofre durante o cozimento e ao expelir gases intestinais.

RÚCULA

ORIGEM : Hortaliça originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental, a rúcula é uma planta de sabor picante, também conhecida como pichão, e é muito consumida na Itália.
CARACTERÍSTICAS :  Também conhecida como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda e também tem sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo, o que restringe seu uso, porque pode interferir nos demais alimentos.
COMO COMPRAR : É vendida em maços. Quando fresca, as folhas devem bem verdes, firmes e viçosas. Se estiverem amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, não servem para o consumo.
QUANTIDADE :   Deve-se calcular 1 maço para 4 pessoas (se for preparar em forma de salada) e comprar 2 maços, se a intenção for refogar.
COMO CONSERVAR :  Se colocar num saco plástico e guardar na gaveta inferior da geladeira  aguenta por 2 ou 3 dias.
COMO CONSUMIR : É um excelente equilíbrio para as refeições mais pesadas. As formas de preparo podem ser: - crua, em saladas; - refogada; - recheio de pizzas ou, como sempre, conforme a criatividade e o gosto pessoal de cada pessoa. 
COMPOSIÇÃO :  É semelhante a da mostarda: - Rica em proteínas; - Vitaminas A e C; - Sais minerais: - Cálcio; - Ferro; - Fósforo; - Potássio; - Sódio; - Manganês e Magnésio.  
VALOR CALÓRICO  :  100 gramas de rúcula crua fornecem 19 calorias
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS : Ajuda no funcionamento do intestino, atuando como anti-inflamatório nas colites.

9.12.17

GOSMENTO, MAS SAUDÁVEL

Sem Título-1
Dentre os diversos vegetais que estamos acostumados em nosso cardápio o quiabo é um dos que desperta maior misto de sentimentos entre as pessoas. Os que gostam, o amam com intensidade quase maternal, mas, em compensação, os que dizem não apreciar o alimento declaram guerra ao vegetal.
Mas no post de hoje nós vamos apresentar argumento suficientes para fazer com que os apaixonados intensifiquem ainda mais seus sentimentos, e os que não se dão muito bem com o legume, possam, pelo menos, mudar um pouco sua visão quanto ao muitas vezes injustiçado quiabo.
A cápsula fibrosa recheada de sementes é muito popular em Minas Gerais, mas tem espaço garantido no cardápio de diversos preparados em todo o país e, também, no exterior. Aliás, ele é originário da África e foi trazido no período do Brasil colônia por escravos.
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Falando de saúde, o fruto possui uma quantidade significativa de vitamina C (que pode se perder, com o cozimento), vitamina A (muito importante para o bom estado da visão) e, também, possui vitaminas do complexo B (fundamentais para o processo de crescimento).
A hortaliça  traz também em sua composição o cálcio, o ferro, fósforo e o cobre, nutrientes que ajudam na formação dos dentes, ossos e renovação saudável do sangue.
Muita gente reclama da estranha “gosma” que o vegetal solta quando está sendo preparado e utiliza isso como desculpa para não consumir o alimento. Muitas técnicas existem para amenizar e disfarçar a presença da desagradável substância.
Vale a pena você dar uma pesquisada sobre como obter os resultados. Uma das formas é pingar gotas de limão durante a preparação do prato. Aproveite para desfrutar dos inúmeros benefícios desse alimento que pode, quando bem preparado, agradar ao seu paladar e, paralelo a isso, beneficiar a sua saúde e a das pessoas que você se importa.

2.12.17

6 MITOS Sobre REEDUCAÇÃO ALIMENTAR! Saiba Quais são e TENHA SAÚDE!

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Dietas são assuntos amplamente comentados em academias, revistas "especializadas", blogs, sites, vídeos do Youtube, etc. Com isto muita informação é difundida, porém muitos mitos surgem e acabam se confundindo em meio a formas eficazes de se alimentar. Não conhecer estes mitos pode fazer com que cometa excessos em sua alimentação e não consiga emagrecer.
Aqui separei 6 mitos mais frequentes sobre dietas. Muitos geralmente são ditos com base em algo que até faz sentido, mas como é mau explicado pode levar as pessoas a cometer erros durante a alimentação. Se identificar qualquer um destes mitos em seu dia a dia é hora de fazer uma boa análise em sua alimentação e verificar se realmente fará com que emagreça e também com que mantenha a saúde.
Vale lembrar que estar no peso ideal sempre é algo associado a manter a saúde. As dietas que fazem emagrecer muito rápido geralmente prejudicam a saúde e acabam não sendo eficazes a longo prazo. Assim que termina a dieta a pessoa acaba ganhando peso novamente. É importante que saiba isto pois algumas dicas a seguir vão contra o que algumas dietas radicais afirmam.

6 Erros que Talvez Esteja Cometendo na Alimentação!


Pode Beber Sucos Naturais a Vontade
Esta pode parecer uma dica saudável e boa para sua dieta, porém não deve esquecer que sucos também possuem calorias e em excesso poderão estar atrapalhando sua reeducação alimentar. Afinal é muito difícil alguém lembrar de ficar contando calorias dos sucos. Para manter o corpo hidratado deve ser água mesmo; os sucos são ideais para os lanches durante o dia.


Azeite não engorda
Este é um exagero devido ao fato de que azeite seja uma fonte de gorduras monoinsaturadas (benéficas para o coração), porém ainda deve ser considerado que,  assim como qualquer outro óleo, possui calorias. Basta não abusar do azeite e não estará sabotando sua reeducação alimentar.


Alimentos congelados engordam
Este é outro mito que na verdade ocorre por falta de observação. Não é que o fato de o alimento ter sido congelado fará com que seja contraindicado para a alimentação; na verdade o que acontece é que muitos dos alimentos congelados são massas e engordam por serem altamente calóricas e não por serem congelados. Se quiser congelar seus alimentos para ter mais praticidade no dia a dia pode fazer isto sem medo, pois o alimento não alterará as calorias.


Fumar emagrece
Isto é uma grande besteira. O fumo não tem nenhuma relação com o peso. Caso isto fosse verdade não existiriam fumantes obesos. Basta olhar nas ruas e verá que estão por todos os lados. Se ainda não parou de fumar para "controlar o peso", pode parar, pois o fumo não afetará isto. Algumas pessoas engordam ao parar de fumar, mas não por largar o tabagismo e sim por passar a comer muito, trocando um vício por outro.


Comida japonesa não engorda
Se pensa que comida japonesa não engorda se enganou, pois aqui há dois pontos a observar. O primeiro é o fato de que o que costumamos comer nos restaurantes não é exatamente o que se come no dia a dia no Japão. Outro ponto é que algumas comidas, como os molhos, muitas vezes são elaborados com saquê e açúcar, o que os torna avessos a sua reeducação alimentar. Portanto não abuse da comida japonesa, lembre-se que é comida como qualquer outra.



Alimentos Diet Ajudam a Emagrecer
Alimentos indicados como diet não são criados para ter menos calorias, mas sim para não conter açúcar. São feitos para diabéticos. É importante que saiba também que, em alguns casos para balancear o sabor, as empresas utilizam outros ingredientes que podem até aumentar a quantidade de calorias. Para a reeducação alimentar o mais indicado é optar por integrais.

25.11.17

NANA NENÉM...

Sem Título-13
Não é apenas “fofo” ver os bebês dormindo. Uma pesquisa apresentada pela Sociedade de Neurociência Cognitiva (CNS), nos Estados Unidos, revelou que os bebês que tiram um cochilinho conseguem aprender novas habilidades e têm maior facilidade em reter conhecimentos. Uma das autoras do estudo informou que o sono não é apenas um mecanismo fisiológico, ele é também fundamental para formação de memórias duradouras.
A pesquisa mostrou que os pequeninos que repousaram após estudar novos conhecimentos sobre linguagem conseguiram aplicar essas estruturas em outras frases. Os cientistas recomendam que um bebê durma de 12 a 14 horas por dia. Uma criança maior já pode se adequar à uma média “adulta” de 8 a 10 horas.
Nana, neném...
Mas pediatras afirmam que quanto mais as crianças dormem melhor para o desenvolvimento imunológico, neurológico e cognitivo. E o erro da privação do sono é recorrente entre os pais. Especialistas garantem que esse pode ser um dos piores enganos que pode se cometer.
Outro erro frequente está relacionado aos “preparativos” para o sono. A maioria das pessoas pensa que essa etapa só começa à noite. Na verdade, o horário mais adequado para que se inicie o relaxamento é por volta das 16h, 17h. Mas o que acontece na realidade é que o pai chega e quer brincar com o filho, assistir TV, jogar videogame, passear… é um momento inoportuno, já que a criança vai se agitar, fazendo com que isso influencie para que ele tenha um sono afetado.
Tente cooperar para que o sono seja um excelente auxiliar para a saúde e o desenvolvimento do seu filho. Respeite horários e faça com que o “dormir” ocupe mais tempo na agenda do pequeno, garantindo assim que ele tenha excelentes desempenhos em todas as dimensões da vida.