3.11.07

O SONO E A BELEZA

Sono traz beleza para homens e mulheres. Levantar disposto e com as energias refeitas é algo que deixa a sensação de bem estar em qualquer pessoa. Para isso, uma boa noite de sono e descanso torna-se fundamental. É o prazer de dormir as horas necessárias exigidas pelo organismo, já que determinadas pessoas precisam de mais e outras de menos tempo de sono para sentirem-se bem. Mas, com certeza, não é só por prazer que é preciso dormir. O sono é um estado fisiológico e, portanto, necessário para o bom funcionamento do organismo. Ao mesmo tempo que as células são restauradas durante o sono, alguns hormônios- entre eles o do crescimento- são liberados neste período. Diante disso, não é difícil concluir que o sono traz benefícios para a beleza de homens e mulheres. Ao deixar de dormir, a pessoa apresenta expressão de cansaço e irritabilidade. Isso porque todo o organismo foi forçado a gastar uma energia que não conseguiu repor. Além destas consequências, surgem as indesejadas olheiras e a aparência ruim.
Atenção aos Sinais
Prestar atenção aos sinais de cansaço do organismo é algo saudável. Produzimos um hormônio chamado melatonina, considerado sinalizador do sono. Ele é produzido no final do dia. Através dele sabe-se que é hora de descansar e é muito bom respeitar este ritmo natural do organismo. Muitas vezes, uma simples cochilada ajuda bastante.
Está provado cientificamente que uma pessoa que consegue dormir cerca de 15 minutos durante o dia, ou dar a famosa cochilada, acorda com melhor aparência e maior facilidade para desenvolver trabalhos intelectuais.
Cuidados Básicos
Alguns cuidados podem ser tomados para facilitar um sono tranquilo e relaxante:
  • Evitar banhos muito quentes, pois atrapalha a circulação e o organismo demora para retomar seu equilíbrio, dificultando o sono.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína (café, chá mate, chá preto e coca-cola, por exemplo) e cigarro.
  • Fazer a última refeição pelo menos 3 horas antes de dormir.
  • Manter o quarto arejado.
  • Tornar a casa em um ambiente tranquilo.
  • Se possível, fazer uso de massagem antes de dormir.
Fitoterapia
Recomenda-se tomar 1/2 copo de chá de valeriana ou mulungu à noite. Ferver duas colheres (de sopa) da erva em 1 copo de água, por 5 minutos e apagar o fogo. Deixar descansar por mais 5 minutos, coar e tomar ainda morno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário