8.3.08

O SONO E A BELEZA

Receita de Beleza: Dormir bem!

Sono traz beleza para homens e mulheres. Mas há outros cuidados que você precisa saber e praticar. Levantar disposto e com as energias refeitas é algo que deixa a sensação de bem estar em qualquer pessoa. Para isso, uma boa noite de sono e descanso torna-se fundamental. É o prazer de dormir as horas necessárias exigidas pelo organismo, já que determinadas pessoas precisam de mais e outras de menos tempo de sono para sentirem-se bem. Mas, com certeza, não é só por prazer que é preciso dormir. O sono é um estado fisiológico e, portanto, necessário para o bom funcionamento do organismo. Ao mesmo tempo que as células são restauradas durante o sono, alguns hormônios- entre eles o do crescimento- são liberados neste período. Diante disso, não é difícil concluir que o sono traz benefícios para a beleza de homens e mulheres. Ao deixar de dormir, a pessoa apresenta expressão de cansaço e irritabilidade. Isso porque todo o organismo foi forçado a gastar uma energia que não conseguiu repor. Além destas consequências, surgem as indesejadas olheiras e a aparência ruim.
Atenção aos sinais
Prestar atenção aos sinais de cansaço do organismo é algo saudável. Produzimos um hormônio chamado melatonina, considerado sinalizador do sono. Ele é produzido no final do dia. Através dele sabe-se que é hora de descansar e é muito bom respeitar este ritmo natural do organismo. Muitas vezes, uma simples cochilada ajuda bastante.
Está provado cientificamente que uma pessoa que consegue dormir cerca de 15 minutos durante o dia, ou dar a famosa cochilada, acorda com melhor aparência e maior facilidade para desenvolver trabalhos intelectuais.
Cuidados básicos
Alguns cuidados podem ser tomados para facilitar um sono tranquilo e relaxante:
  1. Evitar banhos muito quentes, pois atrapalha a circulação e o organismo demora para retomar seu equilíbrio, dificultando o sono.
  2. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína (café, alguns chás e coca-cola, por exemplo) e cigarro.
  3. Fazer a última refeição pelo menos duas horas antes de dormir.
  4. Manter o quarto arejado.
  5. Tornar a casa ambiente tranquilo.
  6. Se possível, fazer uso de massagem antes de se deitar.
Ainda que todas as indicações sejam seguidas, são muitas as pessoas que sofrem de insônia e, nestes casos, é melhor procurar médico especializado no assunto, para detectar o motivo da insônia e poder tratá-la de maneira adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário