5.7.08

ARCO-ÍRIS DO BEM

Conheça as propriedades dos alimentos mais frequentes na mesa dos brasileiros e saiba como se proteger.
Branco
Fontes: alho, banana, cebola, nabo, cogumelo, chuchu, couve-flor, feijão branco, maçã, palmito, pinha, rabanete, mandioca, cebola, arroz, endívias, pêra.
Ricos em: quercetina, alicina e potássio.
Bom para: A quercetina é um ótimo protetor das células, inclusive para evitar o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. A alicina do alho tem efeito antibacteriano e o potássio é um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.
Amarelo
Fontes: milho, abóbora, melão, mandioquinha, pimentão amarelo, caju.
Ricos em: vitamina B6.
Bom para: Auxilia a ação da serotonina, neurotransmissor que provoca a sensação de bem-estar, e da melatonina, um dos hormônios responsáveis pelo sono.
Laranja
Fontes: cenoura, abóbora, batata-doce, manga, tangerina, acerola, damasco, mamão, laranja, pêssego, nêspera.
Ricos em: betacaroteno, vitamina C e luteína.
Bom para: O betacaroteno, excelente fonte de vitamina A, regenera os tecidos, protegendo as células e agindo na produção de colágeno, por isso é fundamental para o vigor da pele. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e a formação de tumores. A luteína e a vitamina C são bons antioxidantes.
Vermelho
Fontes: goiaba, tomate, melancia, framboesa, cereja, morango, caqui, pimentão vermelho.
Ricos em: licopeno e vitamina C.
Bom para: A combinação dessas duas substâncias resulta em um poderoso antioxidante e também melhora a absorção de ferro pelo organismo.
Roxo
Fontes: beterraba, berinjela, repolho roxo, amora, açaí, figo, uva.
Ricos em: antocianina.
Bom para: aumentar a energia física e proteger as células dos radicais livres, ou seja, contra o envelhecimento precoce. Por ter ação antiinflamatória é uma boa aliada contra a celulite.
Marrom
Fontes: amêndoas, amendoim, arroz integral, aveia integral, avelã, castanhas em geral (do pará, de caju, portuguesa, centeio, cevada, nozes) e pão integral.
Ricos em: fibras.
Bom para: regular o funcionamento do organismo e proteger da formação de vários tipos de tumores. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e açúcar no sangue e ainda atua na saciedade, reduzindo a vontade de comer.
Verde
Fontes: pimentão, brócolis, aspargo, espinafre, salsão, abacate, alface, quiabo, repolho, agrião, vagem, couve, kiwi, ervilha, limão, pepino, rúcula, escarola.
Ricos em: clorofila, folato, luteína, vitamina C e K.
Bom para: A clorofila dá energia e desintoxica as células, contribuindo para a beleza da pele, cabelos e unhas. Além desse substância principal, alguns itens contêm folato (que previne a anemia), luteína e vitamina C (antioxidantes) e vitamina k- essencial para a circulação, ajuda a evitar a formação de coágulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário