13.9.08

DISLIPIDEMIAS- OS SILENCIOSOS VILÕES

Embora a expectativa de vida do homem continue aumentando e a longevidade seja uma promessa já para as gerações atuais; o aparecimento de doenças cardiovasculares é tido mundialmente, como a principal causa mortis entre a população, significando aproximadamente 66% nos países desenvolvidos.

O colesterol e os triglicerídeos são algumas das gorduras encontradas na corrente sanguínea; como não se dissolvem totalmente na água elas são transportadas no sangue sob a forma de partículas chamadas VLDL, LDL e HDL.

❤As LDL ou “mau colesterol”: são lipoproteínas de baixo peso molecular e se acumulam mais facilmente nas paredes das veias e artérias, aumentando o risco da incidência de infarto do miocárdio;
❤As HDL ou “bom colesterol”: são lipoproteínas de alto peso molecular, protegem o coração retirando o excesso de LDL das paredes das artérias, diminuindo o risco do infarto;
❤As VLDL são ricas em triglicerídeos, são lipoproteínas de muito baixa densidade com importante papel energético, mas em níveis elevados podem levar à obesidade que também é um fator de risco para a DAC (doença coronária arterial).

As dislipidemias – aumento do colesterol e triglicerídeos – podem causar várias patologias, das quais, a mais preocupante é a aterosclerose, que é defina como o entupimento dos vasos principalmente no coração e na cabeça, resultando no infarto do miocárdio e no acidente vascular cerebral, também conhecido como derrame.

A aterosclerose é uma doença caracterizada pela formação desordenada de depósitos de lipídeos (gorduras) no interior das artérias, provocando a perda da sua capacidade funcional normal.

A aterosclerose impede a circulação do sangue para as células provocando isquemias (carência de oxigênio por diminuição da irrigação sanguínea) e esta associada à incidência de infartos (morte celular pela falta oxigênio) e a casos de angina (forte dor no peito, devido à falta de sangue no coração).

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Coração – INCOR - as doenças cardiovasculares matam mais que o câncer e a Aids juntas, chegando a ocorrerem 823 mortes por dia.

Porém, o colesterol é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, exercendo funções importantes, como na formação dos ácidos biliares, fabricação dos hormônios e Vitamina D, bem como para os ossos.

Estudos epidemiológicos sugerem que, o consumo habitual de dietas pobres em carnes e gorduras, e ricas em frutas e vegetais reduzem o risco do desenvolvimento de dislipidemias, assim como estão relacionados à prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer.

Fique atento para a quantidade de gorduras ingeridas na sua alimentação, pois a prevenção é a sua melhor aliada!

Um comentário:

  1. Colegas que estudam a Medicina Natural!
    A Natureza nos provê de alimentos VIVOS, plenos em SUBSTÃNCIAs ATIVAS.
    Hoje chamados FUNCIONAIS: captam as cores do Universo, da Grande Fonte SOLAR.
    FRUTAS, VERDURAS, SEMENTES que brotam, que germinam, ervas MEDICINAIS, plantas que nos dão aromas e que condimentam com informações sutis...
    QUE MARAVILHA!
    Deixemos aos animais a sua função de amigos, de adubadores do solo empobrecido...
    claudinha
    nutricionista ambientalista

    ResponderExcluir