20.6.09

RADICAIS LIVRES X ANTIOXIDANTES


Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar. No nosso organismo, os radicais livres são produzidos pelas células, durante o processo de queima do oxigênio, utilizado para converter os nutrientes dos alimentos absorvidos em energia. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo.
Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres. Fatores externos podem contribuir para o aumento da formação dessas moléculas. Entre esses fatores estão: Poluição ambiental; Raios-X e radiação ultravioleta; Cigarro; Álcool; Resíduos de pesticidas; Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros); Estresse e Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras, etc).
Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.
Uma maneira de se proteger contra os radicais livres, diminuindo assim o risco de várias doenças e evitando o envelhecimento precoce é o uso de antioxidantes, que são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, tornando-os inofensivos.
Os principais antioxidantes são a Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A, Complexo B, Zinco, Selênio e Licopeno.
As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, brócolis e frutas cítricas.
A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.
A vitamina A é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas e vegetais.Frutas que contém vitamina A em boas quantidades - melão, damasco, papaia, manga.Vegetais ricos em vitamina A - cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba. Outra fonte de vitamina A - ovos.
As vitaminas B (como B1, B2, B3, B5, B6, B7 e B9) vem de numerosas fontes naturais como: batatas, bananas e lentilhas. Levedo e melado são duas fontes especialmente boas de vitaminas B.
O zinco é um micronutriente presente em alguns alimentos e colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças tão comuns do inverno. Além disto, o zinco colabora com funções importantes no nosso organismo como reprodução, participa de algumas reações químicas, entre outras funções. É importante, então, consumir algumas fontes deste mineral todos os dias. Quer saber quais são eles? Então aí vai: cereais integrais, oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, nozes, amêndoas), sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha) são alimentos ricos em zinco e importantíssimos para a nossa alimentação. Só uma dica: consuma com moderação alimentos ricos em zinco pois eles podem aumentar o apetite.
Selênio é um mineral essencial no corpo humano. Este nutriente é uma parte importante do antioxidante do enzima que protege células contra os efeitos dos radicais livres que são produzidos durante o normal metabolismo do oxigênio. O corpo tem revelado defesas como os antioxidantes para controlar níveis de radicais livres, porque eles podem estragar células e contribuir para o desenvolvimento de algumas doenças crônicas. Selênio também é essencial para o funcionamento normal do sistema imunológico e glândulas de tireóide. As fontes naturais de selênio são: Castanhas do Pará, Aveia, Ovos, Nozes.
Licopeno é a substância que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, beterraba, pimentão, goiaba vermelha, mamão- é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Um comentário:

  1. Olha, gostei de ler seu texto, muito esclarecedor. Um banho de vitalidade e discernimento voltado para a boa saúde.
    Estou fazendo parte de uma pesquisa da ufpb sobre a performance do zinco e estou simplesmente impactada pelos resultados que vejo em mim. Qualquer dia, após conversar com a pesquisadora, caso ela autorize, falarei sobre o assunto. Abraços juninos, plenos de antioxidantes.

    ResponderExcluir