13.10.12

PROPRIEDADES DA CAMOMILA

camomila

A Camomila (Matricaria chamomila L.) é uma planta medicinal que nasce abundantemente pelos campos, terrenos e locais não cultivados, vales e caminhos  por toda a Europa e nas regiões temperadas na América. É uma planta herbácea anual da família das Compostas, atinge os 20 a 50 centímetros de altura. Os caules são ramificados e as flores agrupam-se em cApítulos. Tem um cheiro característico, mas com sabor amargo. Existem diversas espécies de camomilas o que pode gerar algumas confusões, principalmente para as empresas farmacêuticas, porque algumas variedades são mais ativas que outras. A camomila é um chá digestivo que há muitos anos era utilizado para recomeçar a alimentação oral após uma cirurgia. Esta planta medicinal estimula os movimentos peristálticos do intestino. 
Propriedades e indicações: A Camomila tem propriedades anti-inflamatórias (o camazuleno é o componente que existe na camomila responsável por esta propriedade), sedativas e antiespasmódica (o responsável é o bissabolol), tonificante intestinal e carminativa, analgésica (acalma as dores de cabeça), eupéptica (sob forma de chá age nas indigestões ou digestões pesadas e alivia os vómitos e náuseas), emenagoga (alivia as dores menstruais e estimula a função da menstruação retornando à normalidade, a quantidade e a periocidade), antialérgica, cicatrizante, anti-séptica, anti-reumática (o óleo que a camomila possui usa-se em fricções contra as dores lombares, torcicolos, dores reumáticas), etc.
Preparação e emprego: infusão (em forma de chá). Tome este chá quente entre 3 a 6 xícaras por dia entre as refeições. Também pode empregar a camomila externamente nos banhos (efeito relaxante e sedativo), em fricções (com o óleo de camomila) e em compressas sobre a zona afetada.
As  partes utilizadas são: capítulos florais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário