31.8.13

JÁ OUVIU FALAR EM AMBLIOPIA?

Imagem

O QUE É AMBLIOPIA?

A Ambliopia ou “olho preguiçoso” é um déficit que acontece em uma parte do cérebro e acaba por afetar a visão de um dos olhos, justamente por esta razão, esse olho acaba não sendo exercitado o quanto precisa quando comparado ao outro olho saudável e com o passar do tempo este lado da visão acaba passando despercebido, podendo até causar cegueira total por não “aprender a ver”.
O ideal é que essa doença seja diagnosticada até os oito anos de idade, por isso é importante ficar atento à saúde ocular das crianças.
Exemplos do que pode causar a ambliopia são: Um erro refracional (grau), ou seja, quando há a necessidade da correção através de óculos ou lentes de contato, mas esse tratamento não ocorre ou não é feito adequadamente; A própria Ambliopia por privação que surge a partir de qualquer obstáculo à formação de imagem nítida na retina, como a catarata congênita, ptose palpebral, hemangiomas; E o estrabismo, quando a criança usa apenas o olho alinhado e trabalha seu cérebro para suprimir a imagem do outro olho para não ter visão dupla.
Contudo, existe tratamento, porém, alguns especialistas acreditam que este problema passa a ser irreversível quando não tratado antes dos dez anos de idade, já outros mais otimistas dizem que é possível melhorar essa acuidade visual em qualquer idade.
Para que o sucesso da reversão seja maior é importante cuidar, observar e fazer exames rotineiros em crianças a partir dos 3 ou 4 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário