28.12.13

FOME PSICOLÓGICA... OU NÃO?

Bateu uma fome quando você viu a foto dessa pizza, né?

Mesmo que você tenha acabado de comer, o cérebro é capaz de sentir “fome” quando vê ou sente o cheiro de uma comida gostosa. O problema é que, na verdade, não necessitamos de energia.
Fatores como stress, ansiedade e influências externas levam o cérebro a nos confundir. Assim, acabamos comendo mais do que precisamos, ingerindo mais calorias e engordando.
Mas como saber quando a fome é psicológica ou fisiológica?
Quando nós temos uma dieta equilibrada, é fácil saber se é hora de comer ou não.
Com pessoas mais desreguladas e com um controle menor, é preciso fazer um cálculo rápido de quantas calorias já foram consumidas durante o dia e quantas faltam, para saber se podemos ou não comer agora.
Veja também se faz mais ou menos de 5 horas. O ideal é que façamos uma refeição a cada 5 horas, se sua fome aparecer em menos tempo, é provável que essa fome não seja “real”.

evite-os-petiscos-entre-as-refeicoes

E como driblar as calorias extras?
Ocupe seu tempo
Quando estamos desocupados, parece que toda hora é hora de comer. Tirar o foco da comida irá ajudar na manutenção do peso.

Não comer em frente à TV
Quando comemos em frente à TV, o cérebro demora mais para perceber que estamos satisfeitos. Quando percebemos já foi 1 pacote inteiro de bolacha.

Esconda as besteiras
Se você tiver fácil acesso às bolachas, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes e doces, toda hora vai ser hora de beliscar. Evite deixar essas coisas à mostra.
Dicas fáceis e simples ajudam muito na hora de contabilizar as calorias no final do dia e podem fazer toda a diferença na hora de vestir aquela calça que você gosta ou ver o botão não fechar.
Dica extra:
Em muitos momentos, nosso cérebro confunde fome com sede. Experimente tomar 1 copo de água no primeiro momento, possivelmente sua fome irá cessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário