18.1.14

PÃO INTEGRAL: CAMPEÃO EM FIBRAS

O pão integral oferece de três a quatro vezes mais fibras que o pão branco. Saiba quais vantagens o pão integral proporciona à saúde


Deve-se consumir até três fatias de pão integral por dia. 
Um dos alimentos mais antigos da humanidade, o pão integral oferece motivos de sobra para manter seu lugar na mesa. Como não passa pelo processo de beneficiamento, a farinha utilizada no seu preparo mantém o farelo e o gérmen do trigo, o que preserva boa parte dos nutrientes. É o caso de vitaminas do complexo B e minerais como o magnésio, o cálcio, o potássio e o fósforo, disponíveis em maiores porcentagens no pão integral. Para portadores de diabetes, a troca da versão refinada pela integral é vantajosa, sobretudo pelo alto teor de fibras. Além de conferirem sensação de saciedade, auxiliando quem está em guerra com a balança, elas estimulam a atividade intestinal, colaboram no controle do colesterol e ainda evitam perigosas flutuações nas taxas de açúcar no sangue, já que são digeridas mais lentamente. E como se não bastasse, por fornecer carboidratos complexos, o pão integral garante energia por muito mais tempo no organismo.
Modo de usar: consuma até três fatias por dia.

Como escolher o tipo de pão integral

Com tantas opções de pães disponíveis hoje nas gôndolas dos supermercados (centeio, linhaça, girassol, multigrãos...) fica difícil saber qual escolher. E não se engane: ter a expressão “light” destacada na embalagem não significa que aquele produto seja mesmo o mais saudável. Um critério é escolher o que informar maior quantidade de fibras. De modo geral, o pão integral oferece de três a quatro vezes mais fibras do que o pão branco. E as versões multigrãos ganham dos integrais comuns. Já no quesito calorias, o pão branco pode ter até 40 calorias a mais por fatia. Com a desvantagem de fornecer um teor mais baixo de fibras. Mas existem diferenças até mesmo entre os integrais. Quem estiver atento ao peso precisa consultar os rótulos para identificar o que for menos calórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário