1.3.14

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS PELO HIPERTENSO


Para evitar agravos os cuidados devem redobrar

alimentação é o ponto mais importante e rigoroso a ser seguido por quem sofre de hipertensão (pressão alta). Com o surgimento desse mal, que envolve 23,3% da população brasileira, os riscos do aumento da doença crescem anualmente.Por isso, é bom se cuidar e a precaução é o melhor remédio.

Fique atento a essas dicas para manter uma saúde de ferro.


-Se alimente em horários pré-estabelecidos e fixos, tendo de cinco a seis refeições por dia (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e uma fruta nos intervalos dessas refeições).
-Consuma sempre legumes, verduras e frutas de forma bem variada. Tenha preferência pelos alimentos de coloração forte, como amarelo e verde-escuro.
-Tenha em seu cardápio sempre os alimentos que sejam ricos em fibras, isso envolve legumes, verduras, frutas, grãos e leguminosas (feijão).
-É recomendado evitar os alimentos ricos em açúcares, como refrigerantes, chocolates e doces em geral.
-O sal também deve ser evitado, onde o seu consumo se restringe a apenas o necessário, assim como também, os temperos prontos, alimentos em conserva e industrializados. Tenha preferência por ervas (orégano, salsa, cebolinha etc). As especiarias também podem ser exploradas.
-Reduza o consumo de gordura, tanto em frituras, como alimentos hidrogenados  e principalmente manteiga e margarina.
-Abstenha-se de alimentos de origem animal, prefira sempre os alimentos de origem vegetal.
- O tabaco e bebidas alcoólicas devem ficar, sem dúvida, fora do seu dia a dia. Não só por causa da hipertensão, mas por que faz mal a qualquer pessoa.
- Beba bastante água. A hidratação deve ser primordial.
- Fique atento ao peso ideal, faça regularmente a avaliação do seu índice de massa corporal. O ideal é o peso dividido pela altura ao quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário