29.10.16

NABO

ORIGEM :  É nativo da Europa e Ásia Central - foi cultivado pela primeira vez no Oriente Médio, há cerca de 4.000 anos. 
TIPOS : Existem muitas variedades, sendo as raízes mais cultivadas no Brasil as do tipo: - chato-topo-roxo;  - redondo-topo-roxo;  - algumas variedade híbridas, de origem japonesa, com raízes mais compridas.
CARACTERÍSTICAS:  É semelhante à cenoura e ao rabanete, porém menos nutritivo, sendo que alguns não devem ser ingeridos e são usados para a fabricação de sabões, a partir de um óleo dele extraído.
MODO DE COMPRAR : Verifique as condições seguintes, ideais para consumo:
-          PELE        Lisa, sem rompimentos e/ou manchas;
-          FOLHAS –  Frescas e bem verdes;
-          CORPO –   Fibroso– não pode estar duro e muito leve. 
QUANTIDADE   Um nabo, de tamanho grande, dá para 4 pessoas, em média.
MODO DE CONSERVAR Pode-se guardar esta hortaliça na geladeira ou fora dela. Se optar por colocar dentro, acondicione num saco plástico e ponha na gaveta inferior apropriada. Se preferir manter na temperatura ambiente, escolha um local arejado e não úmido, afastado da luz solar e, claro, longe dos insetos; arrume de tal maneira que não fique imprensada, o que poderá provocar a germinação.
MODO DE CONSUMIR :  Todas as partes desta hortaliça podem ser ingeridas, em assados, frituras ou cozidos, ou ainda:
-          Folhas (que muita gente despreza e joga fora): podem ser comidas em saladas, sopas, caldos, refogados ou recheios;
-          Talos: Preparados e ingeridos da mesma maneira;
-          Raiz (conforme a espécie, é comprida ou redonda, branca ou amarela) - podemos fazer saladas cruas, aliás, esta é a melhor maneira de aproveitamento de todos os seus nutrientes.
COMPOSIÇÃO : - Sais minerais ( - cálcio; -  ferro; - potássio);  - Proteínas (poucas); - Gorduras; - Vitaminas B1, B2 e C (mais nas folhas);  - Ácidos aromáticos (que lhe dão sabor forte e picante); - Fibras.
VALOR CALÓRICO : 100 gramas: Cru -  Fornece cerca de 35 calorias;  Cozido - 25 calorias.
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
-          Elimina a retenção de líquidos no organismo;
-    Purifica o sangue;
-    Ativa o metabolismo;
-   Alivia a tosse, a bronquite e a asma, a partir de um xarope, preparado com seu suco, feito com a raiz, cortada em rodelas;
-    Atua contra os cálculos da vesícula biliar, quando feito um suco do nabo branco;
-   Inflamações intestinais crônicas são combatidas com a raiz do nabo branco, preparando-se um caldo ou mesmo uma sopa e bebendo-se duas xícaras das de chá, durante o dia;
-   Preparado em forma de cataplasma, depois de cozido, é eficaz contra frieiras e inflamações;
-  Contém alguns compostos sulfurosos protetores contra alguns tipos de câncer.
Observações : 1 - Pode causar flatulência e distensão do abdome; 2 – Contém substâncias que podem agir na produção de hormônios da glândula tireoide.



Nenhum comentário:

Postar um comentário