22.4.17

COMO EVITAR O EFEITO SANFONA NA ALIMENTAÇÃO?

Como Evitar o Efeito Sanfona na Dieta?

Que dietas ajudam realmente a emagrecer poucas pessoas tem dúvidas, afinal é óbvio que comendo menos irá emagrecer, o que há um certo questionamento é com relação a dietas serem ou não saudáveis. Sabemos que quanto mais radical é uma dieta mais rapidamente a pessoa emagrece, porém ais abalada será sua saúde devido a falta de nutrientes durante a dieta, porém este não é o único problema deste tipo de dieta, mas também o chamado efeito sanfona.
Efeito Sanfona é quando após uma dieta em que a pessoa emagreceu ela voltar a ganhar os quilos que perdeu (ou até mais) em um curto espaço de tempo, o que é muito frequente de acontecer quando se faz dieta. Antes de mostrar como evitar o efeito sanfona é preciso que saiba porque ele acontece, isso é importante para que note a importância de cada uma das dicas que verá a seguir.
O efeito sanfona acontece porque após sair de uma dieta restritiva em que seu corpo ficou privado de calorias e outros nutrientes você volta para uma alimentação normal (aquela que te fez engordar da primeira vez). É justamente este o problema, esta alimentação já te fez engordar uma vez e retornar a ela certamente o fará novamente.
Outro ponto delicado é que após uma dieta, por seu corpo ter detectado a escassez de nutrientes, ele tenderá a tentar refazer seus estoques (gordura localizada) o mais rápido possível, que é o que faz com que em alguns casos a pessoa engorde mais quilos do que perdeu na dieta, de certa forma é uma defesa natural do corpo a algo que ele entendeu como uma agressão.

Eliminando o Efeito Sanfona da Dieta!


Um dos pontos a observar é que quanto mais radical for a dieta maiores são as chances de que seu corpo interprete a dieta como escassez de alimentos, portanto o mais indicado é não fazer dietas tão radicais.
Uma alimentação menos radical realmente fará com que perca peso de uma forma mais lenta, mas vale a pena porque tende a ser algo que realmente vai durar, ou seja vai emagrecer e permanecer magra, principalmente se seguir todas as dicas a seguir.

Após a dieta o que a grande maioria das pessoas faz é simplesmente pensar que já emagreceu e portanto pode voltar para seus antigos hábitos alimentares, mas agora já sabe que fazer isso não ajudará em nada, portanto é preciso ter um plano de ação para isto. O mais indicado é fazer uma reeducação alimentar que o habituará a uma alimentação mais saudável.

Programe seu Corpo para Ser Magro!


É possível usar seu corpo a favor de seu peso ideal. Ao invés de ficar o resto de sua vida lutando contra o efeito sanfona é melhor fazer um trabalho completo de uma só vez. Para isso é importante mudar o metabolismo do corpo, fazer com que seu metabolismo passe a ser naturalmente acelerado, o que é mais simples de fazer do que se imagina.
Uma dica que sempre deve ser reforçada é que a prática de esportes ajuda a emagrecer, mas também é importante saber que fazer alguma atividade física com regularidade ajuda também a se manter magra, isto não apenas por queimar calorias, mas também por fortalecer sua musculatura.
Músculos mais fortes necessitam mais calorias simplesmente para se manter, ou seja uma pessoa com músculos mais fortes queima mais calorias mesmo quando está parada ou até mesmo dormindo! Agora que sabe disso não há desculpa para não se exercitar, lembre-se de que é isto que poderá fazer toda a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário