29.7.17

O QUE VOCÊ COME DE MANHÃ?

Imagem relacionada
Esta é a primeira pergunta que faço ao investigar o estilo de vida dos meus pacientes. “Café com leite e pão com manteiga”, é a resposta da maioria. Ou “não costumo comer nada, só tomo um cafezinho…”
Não damos a importância devida à refeição que deveria ser a principal do dia. Após horas dormindo, em jejum, o corpo precisa recarregar as energias para iniciar bem o novo dia. Confira os benefícios de um bom desjejum:
  • Diminui o risco de infarto;
  • Promove a longevidade;
  • Melhora a capacidade mental. O hábito de tomar o desjejum contribui na aprendizagem, memória e bem-estar físico e mental de adultos e crianças. O cérebro bem alimentado funciona melhor.
  • Auxilia no controle do peso. Comer bem pela manhã não engorda, pois o metabolismo do corpo melhora quando as células estão bem alimentadas. Sair de casa sem comer provoca falta de energia, geralmente compensada com estimulantes (café) e guloseimas ricas em calorias vazias, isto é, desprovidas de nutrientes. Não esqueça de praticar exercícios físicos regularmente.
Por que não começar o dia com um desjejum bem saudável?
Inclua frutas da época, mais acessíveis e saborosas. Varie ao longo da semana, pois cada uma tem suas propriedades nutricionais.
Aposte nos cereais integrais: aveia, triguilho e arroz, na forma de pães, torradas, mingau e granola.
Use a criatividade! Os cereais integrais são ricos em fibras e promovem sensação de saciedade por mais tempo, além de melhorar o funcionamento dos intestinos, prevenir e controlar diabetes, doenças do coração e câncer.

“E se eu não sinto fome pela manhã?”

Muitos fazem do jantar a principal refeição pois não comem bem pela manhã. Dormem com o estômago cheio e não sentem fome ao acordar. Faça um jantar leve e cedo, cerca de três horas antes de dormir. Dica para o jantar: frutas com pão ou torrada integral, ou sopa de legumes.

“E se eu não tenho tempo de comer ao acordar?”

Comer menos no jantar vai lhe permitir dormir mais cedo e acordar mais cedo, para você tomar seu desjejum com tranquilidade.
Experimente essas dicas e desfrute de mais energia e bem-estar no seu dia-a-dia! E lembre-se: “…quer comais, quer bebais, …fazei tudo para a glória de Deus!” I Cor. 10:31

Artigo publicado em PortalNatural.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário